ID: 64965
Autoria:
Renato Calhau Codá, Gustavo Henrique Carvalho de Castro.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 4, p. 258-270, Julho-Agosto, 2019. 13 página(s).
Palavras-chave:
Business-to-business , marketing business-to-business , marketing de relacionamento , produção nacional , revisão de literatura
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre o marketing business-to-business (B2B) de 2008 a 2018. O método utilizado envolveu seleção do tópico de revisão, pesquisa na literatura, coleta, leitura e análise das publicações científicas de periódicos de nível maior ou igual a B2. Teoricamente, o B2B associou-se a seis temas: inovação, jornada do cliente e valor do relacionamento, análise de dados, aproveitamento de tecnologia, integração entre Marketing e Finanças e ecossistemas de mercados. No aspecto metodológico, predominaram pesquisas quantitativas, utilização de survey, cortes temporais transversais, uso de amostras não probabilísticas e coleta de dados via questionários/ escalas. Empiricamente, as pesquisas se concentraram na jornada do cliente e valor do relacionamento. O estudo contribui ao evidenciar possibilidades de pesquisa e ao realizar um paralelo entre a produção brasileira e a internacional, a fim de traçar um panorama futuro para o estudo do marketing B2B.