ID: 56820
Autoria:
Marlon Dalmoro, Guilherme Fell.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 60, n. 1, p. 47-58, Janeiro-Fevereiro, 2020. 12 página(s).
Palavras-chave:
cerveja , dimensões do mercado , Dinâmicas de mercado , ligações covalentes , práticas de mercado
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Estudos recentes têm evidenciado que a construção de mercados é um processo dinâmico gerado por múltiplos atores em posições hegemônicas e alternativas. Buscando compreender a interligação dessas posições, o estudo tem como objetivo analisar como as dinâmicas de configuração e reconfiguração de um mercado resultam num enquadramento das posições hegemônicas e alternativas em um sistema multidimensional. Por meio de uma abordagem interpretativa, toma-se o mercado cervejeiro do Rio Grande do Sul como contexto para analisar a interligação das dimensões artesanal (alternativa) e massificada (hegemônica). Identifica-se um processo constante de transbordamento e realinhamento das tensões e práticas capaz de preservar a coexistência das diferentes dimensões. Os resultados permitem teorizar sobre uma forma distinta de ligação entre as dimensões de um mercado, denominada covalente, na qual as práticas desempenhadas por atores repelem e atraem ambas as dimensões constantemente, sem que ocorra a estabilização definitiva em torno de uma única dimensão.