ID: 65417
Autoria:
Thiago Ianatoni Camargo, André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Bruno Melo Moura.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 62, n. 2, p. 1-17, Março-Abril, 2022. 17 página(s).
Palavras-chave:
Consumer Culture Theory , Foucault , Game of Thrones , genealogia , subjetividade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo toma a subcultura de fãs como seio de um consumidor produtivo e assume o consumo como prática subjetivadora, baseado na teoria foucaultiana que define a subjetividade como resultado de uma elaboração ética e estética. Com isso, o objetivo do estudo é analisar como fãs elaboram uma (est)ética fânica por meio de posicionamentos de si em relação a produtos de mídia em suas interações. Para tal, analisamos a principal comunidade de fãs da série de TV Game of Thrones (GoT), que se tornou um grande fenômeno de mídia. A genealogia do sujeito foi método adotado para a análise dos comentários de fãs sobre a saga. Os resultados apontam duas formas-sujeito: curtidores e guardiões. Elas se sustentam em estilizações morais que modulam a relação dos fãs com o produto de mídia por meio de uma única ética, a qual interpretamos como poaching, uma “caça” por diferentes prazeres advindos do consumo. Propomos que esse processo revele o que Foucault denomina verdadeiro amor, uma completude de si na relação com o outro.