ID: 7910
Autoria:
Allan Pinheiro Holanda, Antonio Carlos Dias Coelho.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 4, p. 448-463, Julho-Agosto, 2012. 16 página(s).
Palavras-chave:
Dividendos , efeito clientela , estrutura de propriedade , regressão logística , sociedades brasileiras de capital aberto
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Investigou-se se características externas à operação da empresa,
representativas de efeito clientela, diferenciam marginalmente a
política de dividendos de firmas listadas na BM&FBovespa, em uma
amostra de 410 firmas (2.339 empresas/ano), no período de 1998 a 2010.
Utilizaram-se regressão logística e regressão Tobit para os testes da
hipótese, a qual propugna que existe associação estatisticamente
significante entre a decisão de declarar dividendos – e seu montante – e
o efeito clientela, que não pôde ser rejeitada de maneira conclusiva.
Pôde-se inferir que a política de dividendos de firmas brasileiras
confirma, de modo parcial, a proposição de Miller e Modigliani (1961)
acerca de o efeito clientela influenciar a decisão de dividendos das
firmas; o impacto do efeito clientela, ademais, é devido a questões
associadas a governança corporativa e a mecanismos de financiamento
predominantes no mercado financeiro brasileiro.