ID: 4002
Autoria:
Nelsio Rodrigues de Abreu, Renata F. Baldanza, Gabriela Calheiros Gomes Ribeiro, Nayron Henrique Santana Almeida, Alcides Carlos de Araujo.
Fonte:
Revista de Administração e Inovação, v. 7, n. 2, p. 60-79, Abril-Junho, 2010. 20 página(s).
Palavras-chave:
Comunicação , Gênero , Internet , Marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa objetivou analisar a comunicação na internet direcionada a gêneros distintos, como forma de direcionar estratégias mercadológicas adequadas ao perfil de cada segmento. Assim, quatro pontos de partida formam os pilares que sustentaram esta pesquisa: a) valores sociais, que envolvem uma gama de variáveis ligadas ao contexto o qual o indivíduo encontra-se inserido, bem como suas influências sociais e culturais; b) fatores de vida e de tempo, que implicam as maneiras como os papéis se diferem e como homens e mulheres empregam seu tempo; c) dinâmicas sintetizadoras, onde se analisa a capacidade de processamento de informações; e d) padrões de comunicação que apontam para os diferentes padrões e expressões na comunicação. A coleta de dados, com enfoque quantitativo, foi realizada através de um questionário estruturado on-line, atingindo uma amostra com participantes do selecionados em comunidades sociais de relacionamento na internet, com uma margem de confiança de 95%. Os resultados obtidos demonstram que existe diferença de percepção entre os gêneros no tocante ao processo comunicativo na internet, , as mulheres percebem, com maior ênfase, a falta de foco dos sites das empresas do segmento, e que os homens, em sua maioria não voltariam ou permaneceriam o menor tempo possível um site que não lhe agregue informações.