ID: 52397
Autoria:
Amanda Costa de Morais, Marlusa de Sevilha Gosling, Iury Teixeira de Sevilha Gosling.
Fonte:
Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 15, n. 2, p. 122-142, Abril-Junho, 2018. 21 página(s).
Palavras-chave:
CASU , Plano de Saúde , Satisfação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O sistema de saúde no Brasil é composto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos sistemas de saúde suplementar e privado. Em ambos os casos é importante que seja prestado um serviço de qualidade aos usuários, preocupando-se com a sua satisfação, pois as empresas pertencentes a este setor têm, além de tudo, um compromisso ético de atender aos clientes para os quais fornecem soluções em saúde. Compreender a satisfação dos usuários de planos de saúde e os fatores que influenciam esta satisfação, se faz relevante por promover uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de gestão para o setor, objetivando a qualidade da assistência à saúde. Para isso, desenvolveu-se neste artigo uma pesquisa quantitativa, a fim de identificar o grau de satisfação dos usuários dos planos de saúde da CASU e os fatores que influenciam esta satisfação. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey , a partir de um questionário estruturado com afirmações do tipo Likert . O questionário foi aplicado a 217 respondentes entre funcionários e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir da análise dos dados processados no software SPSS constatou-se que o modelo explica 79,6% da satisfação dos usuários e os construtos imagem, valor percebido, médicos, preço, comunicação e conveniência possuem influência na satisfação.