ID: 56839
Autoria:
Weverson Soares Santos, Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Rudimar Antunes da Rocha.
Fonte:
Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 16, n. 1, p. 82-97, Janeiro-Março, 2019. 16 página(s).
Palavras-chave:
Acreditação Hospitalar , Bibliometria , Qualidade de Serviços
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A temática da qualidade de serviços hospitalares é assunto de interesse público e objeto central de muitas discussões da sociedade, figurando, inclusive, entre as principais preocupações dos gestores e usuários do sistema de saúde. A discussão científica acerca de qualidade de serviços hospitalares intensificou-se com o surgimento da acreditação hospitalar, principal ferramenta utilizada pelos gestores para estruturar, validar e legitimar os processos de gestão da qualidade em hospitais. Em face da recência do tema, nível de complexidade e interesse social acerca do assunto, o objetivo deste estudo é mapear e analisar as produções científicas, nacionais e internacionais, sobre a qualidade de serviços hospitalares na perspectiva da acreditação hospitalar, com o propósito de identificar características das pesquisas, temas e perspectivas exploradas pelos pesquisadores e padrões que permitam novas proposições de pesquisa sobre o tema. Para isso, foram avaliados 45 artigos selecionados nas bases: Ebsco, Periódicos Capes, Scopus, Spell e Web of Science . Os resultados apontaram incipiências e lacunas em alguns temas como: perspectiva dos pacientes com relação à qualidade e satisfação; resultados financeiros advindos da acreditação; motivos que levam ao descredenciamento de instituições; e, estudos voltados ao comportamento do consumidor hospitalar.