ID: 34899
Autoria:
Tássia Grudtner Basílio, Camille Figueiredo Vieira, Irineu Manoel de Souza, Flora Moritz da Silva.
Fonte:
Revista de Administração IMED, v. 4, n. 2, p. 177-191, Maio-Agosto, 2014. 15 página(s).
Palavras-chave:
Geração de Valor , Gestão Pública , Governança Corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O estudo sistemático de práticas de governança corporativa é relativamente recente, estabelecendo-se nos debates da ciência da Administração nas últimas décadas. No Brasil, houve uma grande evolução no cenário institucional, demandado pelas mudanças do contexto organizacional, tornando-se relevante a implementação de boas práticas de governança corporativa em todos os tipos de organizações, inclusive no setor público. Nesta pesquisa, evidencia-se o caso da Eletrosul Centrais Elétricas S.A., caracterizando como ocorre a governança corporativa na organização, que é classificada como de economia mista com capital fechado, e utiliza-se destas práticas para manter transparência de informações e cuidar dos interesses de todas as partes envolvidas. A empresa atua na região sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul e no estado de Rondônia na geração e transmissão independente de energia elétrica. Assim, o trabalho busca caracterizar como são as relações entre os stakeholders e os objetivos da empresa de forma a conhecer o conjunto de mecanismos utilizados para garantir a confiabilidade frentes às partes interessadas. Para obtenção destes dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com os gestores das áreas de Assessoria de Comunicação Social e Marketing e Assessoria de Gestão Empresarial, bem como análise de documentos cedidos pela organização. Observou-se que a Eletrosul Centrais Elétricas S.A. atende os requisitos estruturais sugeridos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e possui ações e práticas para a disseminação e fomento da Governança Corporativa, tais quais a responsabilidade com partes interessadas da organização, canais de comunicação, transparência e preocupação com seus clientes. Mediante tais estruturas e ações, percebe-se que a organização busca em sua gestão os quatro princípios básicos da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.