ID: 11887
Autoria:
Tânia Fischer, Eduardo Davel, Sylvia Vergara, Philip D. Ghadiri.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 41, n. 5, p. 935-956, Setembro-Outubro, 2007. 22 página(s).
Palavras-chave:
aprendizagem , ensino de administração , estética , literatura
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo problematiza o uso da literatura como recurso estético durante o processo de ensino da administração, com base em uma análise multidisciplinar dos trabalhos acadêmicos publicados, com a finalidade de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento; e discutir sobre os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e discussão de práticas que utilizam a literatura. Tem especial destaque a dimensão estratégica da atividade de ensino que usa a literatura como recurso estético. A conclusão é de que o texto literário é um poderoso recurso de aprendizagem, pois tem como matéria-prima a palavra, o discurso, que é a essência da administração. E, também, que a integração entre administração e literatura pode ser uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta, pois possibilita o desenvolvimento de capacitações para sentir e conhecer.