ID: 12113
Autoria:
Licinio da Silva Portugal.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 39, n. 1, p. 69-101, Janeiro-Fevereiro, 2005. 33 página(s).
Palavras-chave:
capacidade viária , impactos ambientais , integração ao ambiente socioeconômico
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo identifica e caracteriza os principais aspectos e conceitos tradicionalmente considerados nos estudos de capacidade viária, com os propósitos de: ampliar seu escopo de análise de acordo com um enfoque mais global e integrado ao ambiente socioeconômico; estabelecer temas e dimensões a serem introduzidos e mais bem abordados; explicitar o uso da capacidade viária como uma ferramenta poderosa, não só para otimizar os interesses da demanda do tráfego, mas também para tornar viável as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida; apresentar um quadro de informação que possa contribuir e ser útil aos futuros desenvolvimentos nesse campo. Os resultados dessa pesquisa estão baseados em uma extensa revisão bibliográfica, na qual se destaca o Highway capacity manual (Highway Research Board, 2000), por ser a principal referência dos estudos de capacidade e poder servir de modelo para os novos trabalhos destinados à sistematização do conhecimento nessa área, segundo um contexto de análise mais abrangente, talcomo se propõe neste artigo e conforme a tendência observada nos estudos de transportes. Verificou-se a importância de contemplar também, além da qualidade de serviço, os impactos ambientais, fortalecendo o processo de apoio à tomada de decisão para a melhora do funcionamento do sistema viário. Constatou-se ainda a necessidade de intensificar e sistematizar os estudos de capacidade da rede viária, além de considerar a infra-estrutura administrativa como parte da oferta de serviços viários.