ID: 12283
Autoria:
T. Diana L. van Aduard de Macedo-Soares, Tatiana L. Tauhata, Francisco Carvalho de Lima.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 38, n. 5, p. 751-777, Setembro-Outubro, 2004. 27 página(s).
Palavras-chave:
alianças , constelações , estratégia , redes estratégicas , setor de aviação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Com o cenário mundial cada vez mais competitivo, a integração em redes de alianças estratégicas torna-se um meio eficaz de sucesso e, em certos casos, até de sobrevivência, em particular no setor de aviação. O propósito deste artigo é abrir caminho para verificar a adequação da associação de empresas em redes estratégicas, do tipo constelação, no setor de aviação, às suas estratégias individuais, por meio de um estudo de caso. O estudo teve como foco a Varig, maior empresa aérea da América Latina, e sua associação à Star Alliance, atualmente a maior rede de alianças estratégicas entre empresas aéreas. Foram utilizados vários bancos de dados para alimentar a pesquisa, provenientes de órgãos ligados à aviação civil no Brasil e no mundo. Também foram analisadas as percepções dos principais executivos da Varig, envolvidos em atividades da Star Alliance, sobre o papel e as características relevantes dessa rede para a estratégia da Varig, coletadas por meio de um questionário semi-estruturado. Com o auxílio de um ferramental desenvolvido para realizar análises estratégicas na perspectiva relacional, ou seja, pertinente a relacionamentos entre empresas, o estudo evidenciou a importância de considerar as implicações estratégicas dos relacionamentos no planejamento da empresa.