ID: 12291
Autoria:
José Carlos Barbieri.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 38, n. 6, p. 919-946, Novembro-Dezembro, 2004. 28 página(s).
Palavras-chave:
abordagem interdisciplinar , administração , administração de empresas , antropocentrismo , desenvolvimento sustentável , ecocentrismo , educação ambiental , gestão ambiental , graduação em administração , Política Nacional de Educação Ambiental
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo trata de questões problemáticas relacionadas com a implementação da educação ambiental (EA) em cursos de graduação em administração, conforme estabelece a legislação brasileira. Inicialmente, o artigo discute a evolução da EA associada aos conceitos de desenvolvimento sustentável e apresenta seus principais objetivos, princípios e orientações metodológicas adotados pela legislação brasileira sobre EA. Em seguida comenta as principais questões tratadas pela legislação com respeito aos cursos universitários. Por fim, apresenta alguns dos principais problemas que dificultam a EA nos cursos de administração, como o antropocentrismo que caracteriza a teoria e a prática administrativa de um modo geral e, em especial, da administração empresarial. Entre os outros desafios discutidos para implementar a EA nesses cursos estão as dificuldades para implementar uma abordagem multi, inter e transdisciplinar e a presença de uma disciplina denominada gestão ambiental, que não pode ser confundida com EA nem substituí-la. O texto defende a idéia de que essa disciplina é necessária e deve permanecer enquanto as questões ambientais não estiverem adequadamente tratadas pelas demais disciplinas.