ID: 12308
Autoria:
Luiz Antonio Joia.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 37, n. 1, p. 133-159, Janeiro-Fevereiro, 2003. 27 página(s).
Palavras-chave:
capital humano , comunidade virtual de aprendizagem , educação a distância , gestão do conhecimento , instrução baseada na Web
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo discute a criação e uso de um ambiente colaborativo na Web, o qual tem permitido que alunos da cadeira de comércio eletrônico, pertencentes ao Mestrado Profissional em Gestão Empresarial da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), compartilhem e socializem seu conhecimento relativo à matéria em questão. Paralelamente à descrição da estrutura do ambiente de trabalho em grupo criado na Web, são pesquisados e apresentados — através de metodologia de estudo de caso, de fundamentação explanatória — o grau de participação dos alunos na comunidade virtual, a influência da dispersão geográfica dos mestrandos no seu envolvimento com o grupo e o papel do moderador no crescimento do ambiente colaborativo. O objetivo fundamental do artigo é, portanto, verificar como o uso da tecnologia internet pode ser eficaz no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, de modo a permitir o trabalho colaborativo de grupos geograficamente dispersos e dentro de diferentes ambientes.