ID: 12638
Autoria:
Luiz Antonio Joia.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 35, n. 6, p. 119-151, Novembro-Dezembro, 2001. 33 página(s).
Palavras-chave:
avaliação de projetos educacionais , capital humano , ensino a distância , políticas educacionais públicas , treinamento de professores leigos em serviço
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que define hoje o contexto educacional brasileiro, determina que, até o ano de 2006, somente professores que tenham nível superior ou que tenham sido titulados por treinamento em exercício poderão continuar a dar aulas no ensino fundamental. Só serão aceitos professores sem nível superior nas quatro primeiras séries do ensino fundamental depois que eles forem submetidos, com sucesso, a processo de qualificação para obtenção, em dois anos, do segundo grau com especialização em magistério. Em vista disso, o governo federal, através do Fundescola, lançou o programa Proformação, para qualificação a distância de professores leigos em serviço. Este artigo avalia esse projeto educacional, de modo a verificar suas características, levantando os problemas existentes e as realizações. O desenho do projeto de ensino a distância, baseado em vídeos, material impresso específico, tutoria, portfólios e multiplicação em cascata, é também analisado detalhadamente. Através de viagens pelo Brasil, coleta de dados de campo, aplicação de questionários e de outras ferramentas, buscou-se uma avaliação global da situação atual do projeto, de modo que intervenções educacionais de igual porte possam ser realizadas com ainda maior eficiência e eficácia.