ID: 12657
Autoria:
Eloir de Oliveira Faria, Licinio da Silva Portugal, Marilita Gnecco de Camargo Braga.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 34, n. 1, p. 35-55, Janeiro-Fevereiro, 2000. 21 página(s).
Palavras-chave:
engenharia de tráfego , pedestre , segurança de trânsito , sistema especialista , travessia de pedestres
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta o Sistema Especialista para Tratamento de Travessias de Pedestres (SETTP), segundo uma metodologia para auxiliar na decisão sobre a real necessidade e o tipo mais apropriado de tratamento a ser implantado nas travessias exclusivas de pedestres. A idéia original deste artigo adveio da constatação de deficiências da prática atual, pois a maioria dos técnicos utiliza metodologias derivadas de condições diferentes da nossa realidade e, muitas vezes, não faz os ajustes necessários às especificidades locais ou, então, usa critérios subjetivos sem fundamentos técnicos que os justifiquem plenamente, gerando, assim, travessias inadequadas e inseguras. As características do SETTP favorecem seu uso como treinamento dos técnicos de órgãos gerenciadores do tráfego das cidades brasileiras, tornando- o bastante oportuno, já que, com o Código Brasileiro de Trânsito de 1997, muitas administrações municipais estão optando pelo gerenciamento do trânsito. O SETTP está disponível como protótipo, mas já foi aplicado em diversas situações reais no município do Rio de Janeiro, estimando desempenhos bastante similares aos observados em campo, após a implantação do tratamento recomendado.