ID: 12901
Autoria:
Mariangela Leal Cherchiglia, Sueli Gandolfi Dallari.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 33, n. 5, p. 65-84, Setembro-Outubro, 1999. 20 página(s).
Palavras-chave:
eficiência , reforma do Estado , setor público de saúde
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As transformações da relação Estado-sociedade-economia têm demandado uma reestruturação da organização política e econômica dos países, com reflexos sobre o papel do Estado e, conseqüentemente, sobre o setor saúde. No Brasil, nos anos 90, o processo de reforma do Estado baseia-se em um tríplice diagnóstico: uma crise fiscal crescente, uma exaustão das formas protecionistas de intervenção na economia e uma administração pública considerada excessivamente burocrática e ineficiente. A construção da capacidade de Estado, assentada principalmente no conceito de eficiência, é assumida como objetivo central da reforma do Estado brasileiro e de seus aparelhos. Este artigo apresenta uma releitura desse processo de reforma, destacando um dos seus conceitos-chave: o de eficiência, contextualizando-o para o setor público de saúde.