ID: 14727
Autoria:
R. C. Bastos.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 21, n. 3, p. 58-81, Julho-Setembro, 1987. 24 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
É perfeitamente admissível considerar-se a divisão de uma universidade
em três grandes sistemas: ensino, pesquisa e extensão. Ao lado dessas
três divisões maiores, podem-se realizar estudos sobre aspectos ou
objetivos, plenamente identificados, como, por exemplo, os relativos à
administração acadêmica, comunicação, equipamentos, espaço físico,
informação, material, orçamento, patrimônio, planejamento, etc. A
análise de todos esses emaranhados de subsistemas, catalogando-os e
examinando-os em grupos, é, fatalmente, um trabalho fadado a apresentar
graves sintomas de debilidade. Este problema é devido, fortemente, à
complexidade apresentada por cada um dos subsistemas mencionados. Em
alguns casos o próprio objeto de análise, de per si, acarreta
problemas para que se alcancem os objetivos pretendidos. t preciso,
então, tratá-los individualmente, de maneira que se adquiram condições
de avaliação da estrutura universitária como um todo.