ID: 15122
Autoria:
Gerald Caiden, Geraldo Caravantes.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 16, n. 1, p. 4-16, Janeiro-Março, 1982. 13 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Hoje em dia, desenvolvimento é,
provavelmente, uma das palavras mais aviltadas e mais mal-usadas. No
rádio e na televisão ouvimos comumente as frases "entre os
desenvolvimentos de hoje está ... " e "interrompemos esta programação
para apresentar aos senhores este fato que se desenvolve", significando,
com isso, um acontecimento que está ocorrendo ou se desenrolando. Nos
jornais lemos sobre "novos desenvolvimentos", ou "desenvolvimentos em
processo de revisão", com isso se fazendo referência a projetos
residenciais recentemente executados, ou obras públicas que estão sendo
examinadas, planejadas ou decididas. Falamos sobre o desenvolvimento
de nossos filhos, aludindo a seu crescimento físico, ou a suas
habilidades sociais recém-adquiridas. Debatemos o desenvolvimento dos
currículos escolares, referindo-nos à sua elaboração de um modo geral,
ou a mudanças em cursos específicos. Desenvolvemos temas, ou seja,
falamos ou escrevemos sobre eles. Assim, sem muita dificuldade,
poderíamos ampliar esta relação de usos do que, obviamente, deve ser um
termo de muito appeal. Infelizmente, ao expandir seu
significado, a confusão passa a reinar, e é mesmo possível que tenhamos
que achar uma outra palavra para dizer, especificamente, aquilo que
entendemos por desenvolvimento.