ID: 32236
Autoria:
Janaina Ottonelli, Jorge Luiz Mariano.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 48, n. 5, p. 1253-1279, Setembro-Outubro, 2014. 27 página(s).
Palavras-chave:
abordagem das capacitações , pobreza , Região Nordeste , teoria dos conjuntos fuzzy
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Na abordagem das capacitações de Sen (1981, 1985, 2000, 2001), a pobreza significa privação em diferentes aspectos da vida. O objetivo deste estudo é mensurar a pobreza multidimensional nos municípios da Região Nordeste por meio da teoria dos conjuntos fuzzy e dados do Censo Demográfico (IBGE, 2010). São utilizados 19 indicadores (funcionamentos) distribuídos em quatro dimensões: educação, saúde, condições habitacionais e renda. Os resultados indicam pobreza, com destaque nas dimensões da renda e da educação, principalmente nos estados de Maranhão, Alagoas, Piauí e Paraíba. Políticas de redução da pobreza precisam considerar quais são as privações sofridas pelas pessoas e as particularidades do local onde vivem.