ID: 40285
Autoria:
Eduardo do Carmo, Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Eduardo Loebel.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 5, n. 3, p. 348-360, Setembro-Dezembro, 2015. 13 página(s).
Palavras-chave:
Representação social , técnicos-administrativos , Universidade Federal de Uberlândia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em um cenário de expansão das universidades públicas federais, cresce o número de estudantes, docentes e técnicos-administrativos, demandando uma compreensão mais ampla das interações que emergem na dinâmica social de uma universidade. De modo geral, as pesquisas realizadas no âmbito universitário dirigem sua atenção para os discentes e docentes, sendo raros os estudos que têm como foco aqueles que lidam com a área administrativa. Neste artigo, nosso objetivo é descrever e analisar os conteúdos e a estrutura das representações sociais dos técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia em relação à atuação no trabalho de veteranos e novatos. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas aplicadas a oito técnicos-administrativos em educação que trabalham na Universidade Federal de Uberlândia, sendo seus conteúdos analisados com base na análise do discurso. Como resultados, identificamos que os veteranos constroem suas representações sobre a atuação dos novatos como motivados pelo início de carreira, enquanto que os novatos constroem suas representações sociais sobre os veteranos como acomodados por estarem já próximos da aposentadoria.