ID: 45115
Autoria:
Bibiana Giudice da Silva Cezar, Laura Alves Scherer, Kathiane Benedetti Corso.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 7, n. 1, p. 440-455, Janeiro-Abril, 2017. 16 página(s).
Palavras-chave:
carreira , docentes mulheres , empoderamento feminino
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Com o objetivo de analisar a influência do empoderamento feminino na carreira de mulheres docentes, realizou-se um estudo de caso, qualitativo, descritivo-exploratório, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com sete professoras de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul. Seis dimensões do empoderamento feminino foram definidas como categorias a priori e analisadas pela técnica de análise de conteúdo: Econômica, Sociocultural, Familiar, Legal, Política e Psicológica. As entrevistadas apresentaram diversos traços de empoderamento, ao resistirem à cultura patriarcal característica da região, buscando poder e autonomia sobre suas próprias vidas, tornaram-se economicamente ativas, independentes e satisfeitas ao gerir sua carreira.