ID: 48290
Autoria:
Adriano Dias de Carvalho, Bianca Alves dos Reis Silva.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 7, n. 3, p. 139-150, Julho-Dezembro, 2017. 12 página(s).
Palavras-chave:
Cooperativismo , Gestão de Pessoas , Relações sociais , Trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A cooperativa é uma organização dinâmica, constituída por uma rede de relações entre os próprios indivíduos e com o trabalho em si. Para tal, a Gestão de Pessoas apresenta-se como uma alternativa a esta para gerenciar da melhor forma os relacionamentos existentes nessa organização. O presente artigo buscou analisar a abrangência desta área em uma Cooperativa da cidade de Mococa, focando o relacionamento existente entre funcionários. Desenvolveu-se um estudo de caso de característica qualitativo, utilizando a prática da entrevista como meio e obtenção de dados. Com os resultados obtidos e analisados foi possível verificar o reconhecimento da importância dos funcionários e como seus relacionamentos podem interferir no desenvolvimento organizacional, considerando os aspectos do trabalho em conjunto formulado por essa teia de relações e práticas auxiliadoras oferecidas pelos princípios dos recursos humanos. Mediante estas concepções, compreende-se a Gestão de Pessoas assimilada a uma ferramenta de gerencia as vastas relações existentes na cooperativa, a fim de que a organização utilize seu capital intelectual da melhor forma, gerando benefícios para ambos.