ID: 48559
Autoria:
Uniran Lemos da Cruz, Eduardo Felicissimo Lyrio.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 8, n. 1, p. 113-129, Janeiro-Abril, 2018. 17 página(s).
Palavras-chave:
Capital Humano , Remuneração , Satisfação , Técnicas Administrativas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A presente pesquisa teve como objetivo geral descrever como uma escola de idiomas gerencia o capital humano de seus professores. Os dados foram obtidos em uma franquia de um curso de idiomas, o qual foi feita uma entrevista com a dona do curso e passado um breve questionário para 117 alunos de diferentes turmas e períodos, a fim de que o resultado pudesse ser o mais abrangente possível. Foram analisados se a experiência do professor, a fluência e o nível de conhecimento do idioma tem ligação direta com sua remuneração, e, de acordo com o questionário, se os alunos são satisfeitos com as técnicas administrativas tomadas pela direção para a escolha dos professores atuantes no curso. De posse dos resultados anteriores, concluiu-se que existe influência positiva entre a remuneração dos professores e seu conhecimento do idioma, ou seja, que quanto mais o professor domina outras línguas, mais positivamente isto reflete em sua remuneração. E, de acordo com análise dos alunos respondentes do questionário, chegou-se a percepção que estes estão satisfeitos com a administração e qualidade dos serviços oferecidos pelo curso, levando-se a concluir que as variáveis do capital humano na escolha dos professores fazem com que haja um reflexo positivo para a escola na percepção dos alunos. A pesquisa utilizou-se de entrevista e questionário, sendo assim de caráter descritiva, qualitativa, baseada em estudo de caso único, porém, sugere-se que este estudo seja replicado em um número maior de franquias, a fim de testar sua aderência de posse de outras administrações.