ID: 61879
Autoria:
Suely Parente Moretto, Amélia Silveira.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 11, n. 1, p. 70-92, Janeiro-Abril, 2021. 23 página(s).
Palavras-chave:
Competências empreendedoras , Desempenho organizational , Satisfação no trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O desempenho organizacional tem requerido comportamentos empreendedores nas organizações, e a satisfação no trabalho é fator importante para esse desempenho. Objetivou-se avaliar a relação positiva entre a competências empreendedoras e a satisfação no trabalho com o desempenho organizacional de micro e pequenas empresas, em cidade do Nordeste do Brasil. Foram pesquisadas 35 empresas que apresentavam o Setor de Recursos Humanos estruturado, com Gestor de Recursos Humanos. A pesquisa foi descritiva, com método quantitativo. Adotaram-se questionários para a coleta de dados. A análise estimou média, desvio padrão, coeficiente de variação, assimetria e curtose de cada variável; adotou a análise de variância (ANOVA) e a análise de correlação. Os resultados confirmaram, positivamente, as três hipóteses do estudo. Ficou evidente o forte índice do conjunto de planejamento quando comparado à satisfação no trabalho e ao impacto significativo sobre o desempenho.