ID: 65436
Autoria:
Juciele Marta Baldissarelli, Nelson Hein, Adriana Kroenke, Larissa Kvitko.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 12, n. 1, p. 128-150, Janeiro-Abril, 2022. 23 página(s).
Palavras-chave:
Gestão de pessoas , Instituições de ensino superior , Políticas e práticas de RH , TODIM
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O artigo analisa a percepção dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) enquadradas como comunitárias e privadas no Estado de Santa Catarina (SC), em relação as seis práticas e políticas de Recursos Humanos (RH). Para isso, utiliza-se do método TODIM como suporte científico para efetuar o ranqueamento das Instituições, realizando uma análise comparativa das alternativas. A pesquisa é de natureza quantitativa, tipo descritiva e levantamento (survey). Participaram 506 professores de 11 instituições de ensino superior. Ao final, os resultados mostram que o modelo estudado cumpriu com o papel de classificar e ordenar as IES em um ranking em que pode-se classificar a percepção final dos docentes acerca das seis práticas e políticas de Recursos Humanos (RH). Conclui-se que duas universidades se destacam frente a percepção das práticas e políticas de RH, sendo elas: (1) processo de recrutamento e seleção, (2) envolvimento, (3) treinamento e desenvolvimento, (4) condições de trabalho, (5) avaliação de desempenho e (6) recompensas. Os resultados podem ser de grande valia para os dirigentes das Instituições possibilitando analisar o cenário e tomar decisões relacionadas as melhorias nos processos adotados.