ID: 70418
Autoria:
Iriane Teresa Araújo, Nilton Soares Formiga.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 12, n. 3, p. 10-32, Setembro-Dezembro, 2022. 23 página(s).
Palavras-chave:
Agilidade organizacional , Estratégia digital , Gestão do conhecimento , Organização
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Com o aumento da competitividade tem provocado transformações na oferta de produtos e serviços, ao advento tecnológico, a inovação e ao comportamento do consumidor. Há uma crescente importância atribuída ao setor de serviços referente a seu desempenho dentro da economia, e é nesse meio, que o segmento de serviços digitais vem ganhando espaço na medida em que traz uma roupagem focada no cliente e suas respectivas necessidades. Este artigo pretende verificar o quanto a gestão do conhecimento digital influencia a agilidade organizacional perpassando pela adoção de estratégias digitais sejam elas em organizações públicas ou privadas. Participaram do estudo 295 trabalhadores, acima de 18 anos, homens e mulheres, de organizações públicas e privadas, respondendo o questionário com dados sociodemográficos, escala de gestão do conhecimento digital (GC), escala da estratégia digital (ED) e escala de agilidade organizacional (AgO), todas respondidas numa escala do tipo Likert de cinco pontos, Observou-se que a Gestão Conhecimento, associou-se positivamente, a Estratégia Digital, tendo esta, à Agilidade organizacional. No cálculo da análise de variância observou-se significativamente, que, quanto maior o escore no alto nível da GC, maior o nível de ED, em função do AgO. Comparando organização pública e privada, os três construtos revelaram maiores escores para organização privada. Com esses resultados, pode-se corroborar a hipótese estabelecida, bem como, propor uma perspectiva mais atual para os processos organizacionais referente a tomada de decisão e aos serviços digitais.