ID: 70424
Autoria:
Werianny Santiago Rassi.
Fonte:
Revista de Carreiras e Pessoas, v. 13, n. 1, p. 134-163, Janeiro-Abril, 2023. 30 página(s).
Palavras-chave:
Bem-estar , Compaixão do líder , Coping , Covid-19 , Desempenho , Professores universitários
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo tem como objetivo testar um modelo de moderação dupla – coping e compaixão do líder – sobre o bem-estar e o desempenho do professor universitário diante a pandemia da Covid-19. A pesquisa empírica foi realizada com 251 docentes do Ensino Superior, de diferentes cursos e titulação. Os dados coletados foram analisados por meio de análise fatorial confirmatória (AFC) e regressões múltiplas. Os dados confirmam as hipóteses de moderação dupla – das estratégias de coping de reavaliação positiva e - da compaixão do líder – nessa relação. Os resultados sugerem que as estratégias de coping de reavaliação positiva e a compaixão do líder podem abafar os efeitos deletérios em decorrência dos estressores, mantendo os níveis de bem-estar estabilizados, proporcionando para o docente a possibilidade de cumprir com suas atividades diárias no trabalho. Conclui-se que as correlações exploradas neste estudo fornecem novas discussões teóricas e práticas que podem contribuir nos modelos já existentes, ampliando os estudos sobre os consequentes do bem-estar de professores de ensino superior. As descobertas contribuíram para a compreensão e a identificação de medidas que podem minimizar os impactos causados pela pandemia.