ID: 4928
Autoria:
João Marcelo Alves Macêdo, Josimar Farias Cordeiro, Luiz Arthur Cavalcanti Pereira, José Francisco Ribeiro Filho, Umbelina Cravo Lagioia Torres, Jorge Expedito de Gusmão Lopes.
Fonte:
Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 11, p. 69-86, Janeiro-Abril, 2011. 18 página(s).
Palavras-chave:
concessionária energia elétrica , reputação corporativa , responsabilidade social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O novo cenário, onde as organizações percebem a importância nas relações com diversos fatores que circunscrevem o seu ambiente, torna a figura do stakeholder um ponto-chave para essa interação entre organização e meio. O presente estudo procurou evidenciar a reputação corporativa, a partir da identidade, da imagem associada e da imagem desejada da Celpe, concessionária de energia elétrica nordestina, quanto aos aspectos da responsabilidade social corporativa, através das percepções dos stakeholders inseridos no contexto dessa companhia. Participaram da pesquisa usuários dos serviços da companhia pesquisada, representando a imagem associada pela sociedade, e colaboradores da empresa. Foram identificados diversos aspectos sobre as práticas socialmente responsáveis promovidas pela organização e expostos, em questionários, para os dois grupos. Ao analisar os resultados verificou-se que a sociedade tem pouco conhecimento das ações sociais da Celpe, enquanto vários dos seus colaboradores conhecem tais ações. Ficou evidenciado ainda que estas ações têm sua visibilidade reduzida quando a prestação de serviços é falha. Entretanto, quando relacionados os diversos aspectos da responsabilidade social com a reputação corporativa da organização, os resultados trazem indícios de uma associação entre essas variáveis, para os dois grupos de participantes.