ID: 25895
Autoria:
Ana Akemi Ikeda, Bjorn Werner Biben Frederick, Cleber Marchetti Duranti.
Fonte:
Revista de Economia e Administração, v. 6, n. 1, p. 30-48, Janeiro-Março, 2007. 19 página(s).
Palavras-chave:
Carreira docente , Consultoria , Ensino , Pesquisa , Professor
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O estudo tem o objetivo de discutir padrões de atuação dos professores de administração em docência, pesquisa, e consultoria, por meio da análise de revisão bibliográfica selecionada. As questões centrais de reflexão para atingir o objetivo dizem respeito às habilidades, motivações, sinergias e aos conflitos existentes nas atividades exercidas concomitantemente por professores universitários de Administração de Empresas. Foram analisadas pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais marcadas pelo caráter crítico da realidade em que estão inseridas. Trata-se de um estudo exploratório, que visa apontar as divergências e complementaridades encontradas na análise da literatura. São identificadas as contribuições recíprocas entre as atividades com relação à contribuição gerada para a universidade e a sociedade, ressaltando que essa contribuição pode ser positiva ou negativa. Como resultado, são propostos dois perfis de contribuição profissional, do professor que utiliza a universidade como um meio para alcançar seus objetivos próprios individuais, e do professor que utiliza a atividade docente para fazer uma contribuição para o conhecimento e a sociedade. São propostas questões para pesquisa futura, e são discutidas implicações pertinentes ao cenário brasileiro recente.