ID: 25885
Autoria:
Marco Antonio Leonel Caetano.
Fonte:
Revista de Economia e Administração, v. 5, n. 4, p. 385-412, Outubro-Dezembro, 2006. 28 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação de competências , Competências , Lógica fuzzy
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O que leva a sociedade a delegar níveis de competências aos cidadãos é a capacidade que esses indivíduos possam ter, ou não ter, em desenvolver habilidades para a solução de problemas. O problema, no entanto, é como medir essas habilidades, como quantificar essas capacidades para diversos tipos de atividades sem incorrer em injustiças nos julgamentos de princípios tão qualitativos de cada pessoa. Indivíduos inseridos na sociedade, exercendo atividades remuneradas ou não, certamente possuem algum tipo de capacidade para algo. Desenvolver essas capacidades e transformá-las em habilidades reconhecidas pela sociedade é o papel de escolas, universidades, centros de pesquisa e até mesmo de indústrias e firmas que se preocupam com a qualidade de serviço de seus funcionários. O artigo apresentado nas linhas a seguir não confere o direito ao autor de discutir a epistemologia do sentido de reconhecimento de capacidades, ou como é formado um pensamento sociológico sobre habilidades e capacidades, mas sim, tratar o assunto do ponto de vista do desenvolvimento de uma técnica para a medição prática de competências. Utilizando-se do conceito e de técnicas computacionais da lógica nebulosa (fuzzy logic), procura-se mostrar a sua utilidade para eliminar o efeito tendencioso dos avaliadores e, a seguir, com base em regras pré-estabelecidas, fornecer um retorno que ajude o profissional julgador a estabelecer parâmetros mais justos de avaliação.