ID: 25633
Autoria:
Anselmo Ferreira Vasconcelos.
Fonte:
Revista de Economia e Administração, v. 2, n. 2, p. 34-58, Abril-Junho, 2003. 25 página(s).
Palavras-chave:
Educador , Instituição de ensino , Marketing interno , Produto-trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo procura mostrar a importância da aplicação do marketing interno (MI) no setor de ensino. A educação hoje tem todas as características de um negócio como outro qualquer. Bons professores são peças-chave nas instituições de ensino. A sua atuação é muito importante para a eficácia da estratégia de marketing das instituições de ensino e para a colheita de resultados satisfatórios na medida em que eles adicionam valor ao mercado (alunado e empresas) e às próprias empresas às quais estão vinculados. Por meio de uma investigação empírica de natureza exploratório-descritiva, buscou-se desvendar as dimensões básicas relacionadas ao produto-trabalho ofertado por uma determinada instituição da cidade de São Paulo ao seu corpo docente. Foram consultados 52 docentes e aplicou-se análise fatorial, cluster analysis e análise de freqüência. Constatou-se a necessidade de melhorias nas seguintes dimensões: avaliação e desempenho dos docentes, clima organizacional, comprometimento, performance da instituição, políticas de recursos humanos, relacionamento interno, remuneração e espírito de equipe.