ID: 31989
Autoria:
Edson Roberto Scharf, Cláudio Luiz Melo da Luz, Gustavo Gobbo.
Fonte:
Revista de Economia e Administração, v. 13, n. 1, p. 143-151, Janeiro-Março, 2014. 9 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo , Estratégias de Marketing , Formação de Novos Empreendimentos , Marketing
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
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Este caso real põe os estudantes frente à urgência de tomada de decisão estratégica mercadológica em uma organização vinícola de pequeno porte: desenvolver uma marca forte para competirem segmentos maiores, como supermercados, ou manter a marca artesanal, com venda direta. A empresa estudada, Vinícola Bez, localizada no extremo sul do estado de Santa Catarina, tem obtido sucesso na sua região com a oferta de vinhos, espumantes e licores. Recentemente tem sofrido ameaça de concorrentes com marcas fortes e preço acessível. Para o aluno se posicionar diante da decisão a ser tomada deve avaliar o histórico da marca artesanal atual, as competências dos três proprietários e as expectativas em relação ao segmento, o que permite desenvolver suas habilidades críticas de gestão, especificamente em relação ao marketing, e a capacidade analítica de situações complexas. Relatado a partir da ótica dos proprietários da vinícola, o caso traz informações sobre a organização, da sua fundação à estrutura atual, apresenta o contexto da situação-problema, o tipo de gestão e o mercado de atuação. Este caso de ensino não considera as respostas como válidas ou inválidas, mas sim as possibilidades de decisões estratégicas que poderiam ser adotadas e a relação existente entre a prática e a teoria, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.