ID: 5030
Autoria:
Fernando Dal-Ri Murcia, Flávia Cruz de Souza, Ariovaldo dos Santos.
Fonte:
Revista de Economia e Administração, v. 9, n. 4, p. 469-492, Outubro-Dezembro, 2010. 24 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Divulgação em base discricionária , Divulgação social e ambiental
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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O objetivo do artigo é identificar os fatores que explicam a divulgação social e ambiental voluntária, já que não há padrão que obrigue as empresas a fazerem tal tipo de divulgação no Brasil. A teoria básica para este estudo é a Divulgação em Base Discricionária, que trata a divulgação endogenamente, levando em conta o incentivo dos administradores para divulgar informação que não é exigida. Coletamos dados nas demonstrações financeiras do exercício de 2007 com o uso de análise de conteúdo. A amostra é formada pelas maiores empresas não financeiras registradas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Para explicar a divulgação social e ambiental, formulamos 11 hipóteses, com apoio na literatura existente, envolvendo o setor de atividade, a firma de auditoria, endividamento, grau de internacionalização, emissão de ações, concentração de propriedade, origem do controle acionário, rentabilidade, governança corporativa, tamanho e sustentabilidade corporativa. A análise de regressão múltipla produziu um modelo que é capaz de explicar 48% da divulgação social e ambiental. Além disso, sete variáveis são estatisticamente relevantes no nível de 10%: tamanho, rentabilidade, endividamento, setor, grau de internacionalização, origem do controle acionário e sustentabilidade. Além disso, com a exceção do endividamento, todas essas variáveis apresentam relação positiva com a divulgação.