ID: 5059
Autoria:
Daniel Kamlot, Veranise Jacubowski Correia Dubeux, Luiza Nolasco Vieira de Castro.
Fonte:
Revista de Economia e Administração, v. 10, n. 4, p. 540-563, Outubro-Dezembro, 2011. 24 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor , Fusões , Mercados financeiros
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta uma análise do comportamento dos consumidores de uma instituição financeira em dois momentos. O primeiro é o período em que havia duas organizações distintas e consolidadas no mercado, e no segundo há uma única instituição, resultante da fusão entre aquelas, além do advento da crise financeira mundial, iniciada em 2008. Para essa análise, foram obtidos dados por meio de observação participante, entrevistas por pauta e questionários, em pesquisas realizadas nos anos de 2007 e 2009. Os resultados alcançados indicam que, num primeiro momento, antes de ocorrer a fusão, as empresas tinham, cada uma, clientes com características e demandas bastante diferentes. Uma das instituições tinha uma gama de clientes mais concentrada em investimentos de maior porte, sendo mais conservadores, enquanto a outra possuía um número maior de clientes, especialmente pessoas físicas, com perfil de maior tolerância a risco e com investimentos mais diversificados. Após o processo de fusão, as atitudes dos consumidores acabaram se combinando, principalmente em relação à opção por novos produtos financeiros e decisões de investimento.