ID: 44780
Autoria:
Manuel Portugal Ferreira, Nuno Rosa Reis, Cláudia Frias Pinto.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 1, p. 4-39, Janeiro-Abril, 2017. 36 página(s).
Palavras-chave:
Cocitação , Empreendedorismo , Estudo Bibliométrico , Pesquisa em Empreendedorismo , Schumpeter
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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A pesquisa em empreendedorismo floresceu desde os anos 1980, seguindo o desenvolvimento institucional que criou escolas e cursos, centros de pesquisa e periódicos especializados. Este artigo analisa o impacto de Joseph Schumpeter, um dos principais “produtores de conhecimento” cujos conceitos e ideias sobre o empreendedor, empreendedorismo e inovação moldaram a disciplina e muita da pesquisa empreendedorismo, e influenciou o pensamento em outras áreas de Administração. Metodologicamente, conduziu-se um estudo bibliométrico dos artigos publicados em 16 periódicos internacionais de alto status, num período de 30 anos, entre 1981 e 2010. Numa amostra de 412 artigos que citam Schumpeter, foi analisado e mapeado citações, cocitações e temas pesquisados. Estabelecemos distinções entre a pesquisa em empreendedorismo e administração. Este estudo apresenta uma forma de examinar a influência de um pesquisador, e um conjunto de conceitualizações que introduziu na disciplina. Schumpeter tem sido uma marca na multidisciplinaridade e riqueza dos temas analisados pelos pesquisadores em empreendedorismo, mas também em outras disciplinas de administração, onde as suas perspectivas sobre empreendedorismo, o empreendedor e inovação têm contribuído para muita da pesquisa realizada até a data. Apesar de empreendedorismo permanecer fortemente multidisciplinar e utilizando das principais teorias em administração, há um corpo de conhecimento crescente e específico na literatura de empreendedorismo.