ID: 46678
Autoria:
Amélia Silveira, Clébia Ciupak Ferreira, Giseli Alves Silvente, Julio Araujo Carneiro da Cunha.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 263-290, Maio-Agosto, 2017. 28 página(s).
Palavras-chave:
Análise de citação , Bibliometria , Fatores e abordagens , Intenção empreendedora
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
O objetivo foi identificar os fatores e as abordagens presentes na produção científica de intenção empreendedora (IE). Para tanto, a base de dados Web of Science (WoS) serviu como referência para a seleção, coleta, análise e sistematização dos 59 artigos científicos selecionados, de janeiro de 2013 a janeiro de 2016. O delineamento foi quantitativo e descritivo. Adotou-se a técnica bibliométrica para análise das citações e o software Bibexcel para gerar uma matriz de citações. Esta matriz, por sua vez, foi analisada por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e da análise fatorial exploratória (AFE). Os fatores que emergiram da análise fatorial foram sete: Empreendedorismo, Influência Cultural e Fatores Pessoais, Educação Empreendedora e Variáveis Influenciadoras; Formação de Intenção Empreendedora, Riscos de Empreender, Ferramentas Conceituais e Mulher Empreendedora. Por sua vez, foram 17 abordagens, correspondendo às especificidades dos fatores dos artigos analisados. Estas abordagens indicaram o cerne dos artigos analisados, possibilitando a ordenação e a sistematização do que vem sendo abordado na literatura de IE. Coube destaque para as abordagens concernentes ao Empreendedorismo, Influência Cultural e Fatores Pessoais, Educação Empreendedora e Mulher Empreendedora. Houve conectividade entre os autores, os fatores e as abordagens constantes na literatura de IE. A contribuição desta pesquisa amplia e complementa o balanço que vem sendo realizado sobre a literatura publicada em IE, no nível individual, em período recente.