ID: 49922
Autoria:
Margarete Dias Brito, Janette Brunstein, Rubens Araújo Amaro.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 7, n. 2, p. 1-30, Maio-Agosto, 2018. 30 página(s).
Palavras-chave:
Educação empreendedora , Incubadoras universitárias , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender o sentido de desenvolver uma empresa que incorpora princípios de sustentabilidade e debater o papel da universidade na promoção de práticas socioambientais entre a nova geração de empresários, com foco nas experiências brasileiras. A intenção era preencher uma lacuna na literatura, que concentra seus esforços na análise da educação para a sustentabilidade em cursos de negócios formais e não nos espaços de incubação nas universidades. Esta pesquisa qualitativa investigou empresas em programas de incubação em quatro incubadoras universitárias brasileiras, em relação à atenção à forma como o projeto de negócios é selecionado nas incubadoras; às fontes e a natureza das preocupações socioambientais das incubadoras; o significado de sustentabilidade para esses empreendedores; ao modo como seus principios em ação em seus planos de negócios; às dificuldades e os desafios que enfrentam no cumprimento dos objetivos socioambientais em suas empresas e, finalmente, o papel indutor das incubadoras universitárias na promoção de negócios sustentáveis. Os resultados mostram que as ações desses jovens empreendedores externalizam, acima de tudo, uma preocupação com o desenvolvimento de produtos e serviços que reduzam os danos ambientais. Apesar de este ser um esforço louvável, pouco indica que esta geração de empreendedores esteja revisando os pressupostos tradicionais de gestão ou propondo novos formatos de negócios em relação à sustentabilidade. Além disso, os resultados também mostram que o investimento em educação para a sustentabilidade em incubadoras universitárias parece ser quase inexistente, o que tem conseqüências para gerações de empresas nascidas e criadas neste ambiente acadêmico.