ID: 53378
Autoria:
Gabriel de Amorim.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 8, n. 2, p. 410-424, Maio-Agosto, 2019. 15 página(s).
Palavras-chave:
Ferramenta Gerencial , Inadimplência , Índice Financeiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: Propor um modelo que analisa diversas variáveis consideradas pertinentes para a decisão, como tempo de recebimento, índice de inadimplência sobre vendas a prazo, inflação e/ou custo de capital total da empresa. CONTEXTO/REALIDADE INVESTIGADA: Empresas de pequeno porte criadas a partir da necessidade de seus empreendedores, que se dedicam à gestão, muitas vezes, sem um projeto adequado à realidade do mercado no qual estão inseridos. Normalmente, para aumento no volume de vendas, essas empresas adotam vendas a crédito, sem o uso de intermediador. DIAGNÓSTICO/SITUAÇÃO-PROBLEMA/OPORTUNIDADE: A imersão nesse cenário fez com que fosse necessária uma ferramenta para balizar a decisão de concessão ou não da carteira de créditos para empresas de gestão especializadas, cuja expertise permitisse assumir o gerenciamento dos clientes, concentrando os pequenos negócios a desenvolverem-se no seu core business, sem terem de se dedicarem a também analisarem a política de gestão de crédito. O modelo proposto analisa diversas variáveis consideradas pertinentes para a decisão, como tempo de recebimento, índice de inadimplência sobre vendas a prazo, inflação e/ou custo de capital total da empresa. RESULTADO: O resultado disso é inadimplência e dificuldade de honrar os compromissos assumidos cujo valor tem como decorrência que valores abaixo de 1, calculados, indicam melhores resultados líquidos (financeiros) com a manutenção da gestão própria. Já valores superiores a 1 indicam o melhor desempenho econômico-financeiro dos negócios com a concessão da gestão do capital para empresas especializadas. O modelo foi testado em simulações de fluxo de caixas e mostrou-se coerente em todas elas. Ademais, também é aplicável a quaisquer ramos de negócios.