ID: 66583
Autoria:
Nilvane Boehm Manthey, Everton Luiz Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Rafael Tezza.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 10, n. 3, p. 1-18, Setembro-Dezembro, 2021. 18 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho da inovação de produto , Escala de mensuração , Gestão da inovação , Micros, pequenas e médias empresas
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo: apresentar a análise das medidas e escalas de desempenho da inovação de produto, aplicadas em estudos sobre as micro, pequenas e médias empresas (PME). Metodologia/abordagem: pesquisa de caráter exploratório e qualitativo-descritivo, que utilizou como método de investigação a revisão bibliográfica sistemática, a partir de artigos encontrados na base de dados da Capes, no corte temporal entre os anos de 1990 e 2020 (dezembro). Principais resultados: 92 artigos sobre o desempenho da inovação de produto foram identificados, sendo que 41 utilizaram medidas objetivas (chamadas de proxies) e 51, escalas psicométricas. Destes últimos, sete escalas foram desenvolvidas e replicadas em estudos com PME. Contribuições teóricas/metodológicas: tendo em vista a crescente importância da gestão da inovação nas PME, e considerando a divergência entre as formas e as variáveis utilizadas na mensuração do desempenho das ações organizacionais em prol da inovação de produtos, esta pesquisa aponta as medidas mais adequadas a essa análise. Relevância/originalidade: a busca pela inovação de produtos tem crescido nos últimos anos, o que torna necessário e urgente – como evidencia esta pesquisa – o conhecimento das ferramentas de análise do desempenho das inovações realizadas. Contribuições sociais/para a gestão: este artigo proporciona aos gestores das PME informações e ferramentas para a análise dos esforços na mensuração do desempenho da inovação de produtos nas PME.