ID: 68896
Autoria:
Agair Juliete Cavalcante Carvalho, Rúbia Oliveira Corrêa, Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho, Maria Elena León Olave.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 11, n. 2, p. 1-13, Maio-Agosto, 2022. 13 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Educação Básica , Educação Empreendedora , Empreendedorismo , Revisão Sistemática
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: analisar, na base de dados Web of Science, a produção científica sobre o tema “educação empreendedora”, a fim de observar o panorama da literatura e os desafios inerentes à atuação do empreendedorismo na Educação Básica. Metodologia: o estudo foi dividido em duas partes: (1) análise, por meio da técnica de bibliometria, dos indicadores relacionados ao tipo de documento, aos autores e sua nacionalidade, e à quantidade de citações; e (2) realização de uma revisão sistemática, pós-aplicação do método ProknowC. Principais resultados: é baixo o quantitativo de estudos com essa abordagem educacional e, em geral, é feita a análise de casos isolados. O panorama da literatura reafirma a complexidade temática e destaca dois grandes e principais desafios – a gestão escolar e a preparação dos professores. Contribuições teórico-metodológicas: pode-se, pelo portfólio literário apresentado, identificar a complexidade e a heterogeneidade dos desafios vinculados à aplicação da abordagem empreendedora nas instituições de ensino da Educação Básica. Relevância/originalidade: este estudo expõe como está o desenvolvimento de pesquisas sobre a educação empreendedora na Educação Básica, bem como os desafios associados à implementação e ao desenvolvimento dessa abordagem educacional. Contribuições sociais/para a gestão: os resultados do estudo demonstraram a necessidade da integração entre as esferas políticas, empresariais, educacionais, familiares e o apoio da sociedade em geral para a implementação e o desenvolvimento do empreendedorismo na Educação Básica.