ID: 38945
Autoria:
Edson Sadao Iizuka, Walkiria Aparecida Gomes de Almeida.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 3, p. 71-93, Setembro-Dezembro, 2014. 23 página(s).
Palavras-chave:
Secretariado; Bibliometria; Produção Acadêmica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Trata-se de um artigo que busca analisar a produção acadêmica na área de Secretariado, especificamente o que foi produzido no âmbito dos periódicos Revista de Gestão e Secretariado – Gesec e Revista Secretariado Executivo em Revist@, ambos presentes na lista Qualis-Capes. Após oito anos de produção acadêmica em periódicos científicos sobre a temática do Secretariado, acredita-se na relevância da análise do que já foi produzido. Para isso, procedeu-se uma pesquisa bibliométrica a partir dos artigos aprovados nos periódicos mencionados. Adotou-se a pesquisa exploratória, de cunho misto, qualitativo quanto à parte bibliográfica e análise de conteúdo para categorização das unidades de significado, e quantitativo na parte correspondente à estatística descritiva. Foi analisado um total de 98 artigos. Utilizaram-se como base de investigação todos os artigos produzidos entre 2005 e 2012 e que foram publicados na Gesec (2010 a 2012) e na Revista Secretariado Executivo em Revist@ (2005 a 2011). Os principais resultados da pesquisa foram: a produção científica na temática do Secretariado concentra-se em 11 Instituições de Ensino Superior (78 artigos, ou seja, 79,6% do total), os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná apresentaram o maior número de trabalhos: 49, 18 e 10, respectivamente; por outro lado, não se verificou nenhum artigo de um estado da região Centro-oeste. Após a análise das 1.466 referências (livros, artigos, teses, dissertações e outras) utilizadas nos 98 artigos foi possível verificar que 18 autores foram os mais utilizados (acima de seis menções); selecionaram-se as 11 referências mais citadas (acima de cinco menções). Quanto à metodologia de pesquisa verificou-se que em 78,6% dos trabalhos a metodologia utilizada foi a qualitativa e 21,4% adotaram a metodologia mista (qualitativa e quantitativa). Os artigos focalizaram sete temáticas principais: (i) Contexto e Atuação Profissional (37 artigos); (ii) Formação Acadêmica, Ensino e Aprendizagem (16 artigos); (iii) Línguas Estrangeiras, Tradução, Domínios de Idiomas (13 artigos); (iv) Comunicação, Gêneros Discursivos (seis artigos); (v) Arquivística, Gestão de Documentos (seis artigos), (vi) Questões relacionados ao Gênero (cinco artigos), (vii) Temáticas Diversas (15 artigos). Acredita-se que os resultados contribuam com os pesquisadores interessados neste campo, assim como possibilitam reflexões acerca de pesquisas futuras em Secretariado no Brasil.