ID: 57636
Autoria:
Katia Denise Moreira, Luci Mari Aparecida Rodrigues, Marcos Baptista Lopez Dalmau, Alexandre Marino Costa.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 1, p. 151-175, Janeiro-Abril, 2020. 25 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa , Desenvolvimento de competências , Secretariado
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A transformação da carreira secretarial está associada, entre outros elementos, ao aperfeiçoamento de competências, que passaram de um status notadamente técnico, para outro mais complexo, o estratégico, fato que possibilitou a inserção do profissional secretário em ambientes diversos das organizações, entre eles o das Instituições de Ensino Superior Públicas Federais. No tocante à atuação do secretário nesse ambiente, verifica-se a singularidade das atividades a serem realizadas e, nesse sentido, a necessidade de competências secretariais específicas para a gestão universitária. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. Naquilo que se refere à metodologia, o método utilizado foi o hipotético-dedutivo, complementado pela natureza aplicada. Quanto aos objetivos é descritivo e em relação a estratégia fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental e da pesquisa-ação. Os resultados, após aplicada a metodologia proposta, apontaram que o desenvolvimento de competências secretariais se deu por meio da aprendizagem colaborativa/coaprendizagem, associada a um curso de capacitação ofertado na modalidade a distância, por meio de plataforma online. Verificou-se ao final do curso que o compartilhamento de conhecimento e experiências promoveu, além do desenvolvimento de competências, a construção de concepções provindas da cooperação e do trabalho em equipe, fato que significa que, ao final, alcançou-se a efetividade daquilo que se buscava.