ID: 65079
Autoria:
Mayara Santos Silva, César Ricardo Maia de Vasconcelos.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 12, n. 3, p. 64-88, Setembro-Dezembro, 2021. 25 página(s).
Palavras-chave:
Comércio Informal , Informação Prospectiva , Inteligência Competitiva , Vestuário feminino
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A presente pesquisa dedicou-se à exploração de novos conhecimentos sobre a temática informação prospectiva: estratégia de ação no comércio informal do vestuário feminino. Conceituar a mulher no cenário da informalidade e a cultura da informação é indispensável, pois as mulheres estão representadas no setor informal em todo o mundo e muitas, por trabalhar por conta própria, necessitam estar bem atualizadas. O objetivo de estudo é conhecer a influência que a informação prospectiva exerce sobre o mercado informal do vestuário feminino. Quanto a metodologia, foi realizada revisão da literatura. O estudo representa um paradigma construtivista e de investigação qualitativa, possuindo um caráter descritivo e exploratório e utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, a qual totalizou trinta entrevistados. As entrevistas ocorreram por meio de gravador de áudio e contaram com posterior transcrição para tratamento e análise das categorias temáticas, sugeridas por Bardin (2011), com a ajuda do software “NVivo 11”. Os resultados foram relacionados em quatro categorias: Informação prospectiva, Vestuário feminino, Comércio informal e Inteligência competitiva. Há também seis subcategorias: Moda e consumo, “Boca a boca” e redes sociais, Informação, Grau de satisfação, Processo de informação e Tomada de decisões. A análise dos resultados obtidos a partir do instrumento de pesquisa apresentou que os entrevistados consideram a informação prospectiva matéria-prima da Inteligência Competitiva, como estratégia de ação na tomada de decisão. Conclui-se, que a informação prospectiva é considerada uma estratégia de ação no mercado informal de vestuário feminino. Por último, esta pesquisa teve como limitações o fato de não ser uma pesquisa quantitativa, abrangência da amostra e a dificuldade de marcar o horário com o entrevistado. Sugere-se realizar o estudo em outras regiões e utilizar uma amostra maior, pois o setor da informalidade tem apresentado grande crescimento e pouco estudo.