ID: 1649
Autoria:
Renata Céli Moreira da Silva, Marie Agnes Chauvel.
Fonte:
Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 2, p. 172-186, Maio-Agosto, 2011. 15 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Consumidor , Responsabilidade social corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esse estudo teve o objetivo de investigar os efeitos da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) sobre o comportamento do consumidor. Para isso, optou-se por um estudo qualitativo, em que foram feitas entrevistas em profundidade com dez consumidores, que eram profissionais da engenharia, todos empregados e responsáveis pelo próprio sustento. Os resultados apontaram que os entrevistados consideram este tema importante, porém, têm visões heterogêneas do que seja RSC. Se por um lado, eles não se lembraram de já ter beneficiado uma empresa socialmente responsável, comprando seus produtos, e alegaram que os motivos foram: falta de informação, pressa, falta de um selo que garantisse a RSC e o fato de os atributos preço e qualidade serem mais relevantes para suas decisões de compra, por outro, alguns entrevistados disseram já ter “punido” empresas irresponsáveis, deixando de comprar seus produtos. Os consumidores entrevistados foram unânimes quanto à necessidade de informação mais facilmente acessível para o comprador (como os selos em produtos), já que eles destacaram que não querem correr atrás da informação, e que, por isso, ela precisa estar disponível. Além disso, eles se mostraram céticos em relação às práticas de RSC. Esses resultados sugerem que uma maior transparência, por meio da divulgação das informações ou até a existência de um selo padrão que garanta que o produto é de origem socialmente responsável, poderia reduzir o ceticismo e, ao mesmo tempo, incentivar empresas e consumidores a aderir à RSC.