ID: 39980
Autoria:
Bárbara Galleli, Mariana Bassi Sutter, Maria Laura Ferranty Mac Lennan.
Fonte:
Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 9, n. 3, p. 45-62, Setembro-Dezembro, 2015. 18 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Cadeia produtiva , Indústria da moda , Mercado internacional , Sustentabilidade , Vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo investiga a sustentabilidade como potencial fonte de diferenciação na indústria da moda brasileira, em termos de sua oferta no mercado internacional. Como um dos mais globalizados da economia, esse setor é marcado por escândalos socioambientais e, em razão de pressões externas, já sofre mudanças no modo de se fazer negócios. O baixo conhecimento científico na área, aliado à relevância e ao potencial de desenvolvimento da indústria brasileira no mercado internacional, oportunizam a aprofundamento do debate sobre esse tema. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, com base em entrevistas realizadas com especialistas na área. A análise dos dados obtidos permitiu consolidar informações nas seguintes categorias, pré-determinadas: a) sustentabilidade na indústria da moda; b) sustentabilidade na moda brasileira nos mercados nacional e internacional e c) criação de vantagens competitivas na moda brasileira. Ainda, a análise confluiu para a identificação de uma quarta categoria emergente, d) oportunidades e desafios para a sustentabilidade na moda brasileira. Verificou-se que a potencial vantagem competitiva do Brasil neste setor, originada pela sustentabilidade como elemento de diferenciação, é insuficientemente explorada, mas, apresenta perspectivas para avanços. Há espaço para a exportação e expansão da moda nacional associada à sustentabilidade, tendo em vista os recursos naturais, a identidade nacional e a geração futura de consumidores. Contudo, desafios precisam ser superados com relação à cadeia produtiva, ao mercado consumidor e à própria gestão com relação ao tema. São sugeridas possíveis soluções para superar tais desafios, a partir de investimentos e direcionamentos esforços envolvendo os diversos atores na cadeia produtiva da moda.