ID: 44991
Autoria:
Keully Crstynne Aquino Diógenes, Maria Aurelina Farias de Araujo, Mônica Mota Tassigny, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria.
Fonte:
Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 11, n. 1, p. 21-37, Janeiro-Abril, 2017. 17 página(s).
Palavras-chave:
Bicicleta , Mobilidade urbana sustentável , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Diante dos conceitos de Mobilidade Urbana Sustentável, busca-se caracterizar a bicicleta como meio de transporte na direção de constituir perfil dos sujeitos usuários e levantar desafios à disseminação desse veículo como alternativa viável de locomoção. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva, com amparo na abordagem qualitativa por meio da análise de conteúdo, e quantitativa, com suporte em estatística descritiva e Análise de Cluster. Para análise, utilizou-se dados de 144 participantes, coletados por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas. Identificou-se a formação de dois clusters, sendo que o cluster 2 indica maior percentual de jovens, de ambos os sexos, adeptos à bicicleta, o que evidencia maior conscientização desse público sobre questões socioambientais, em razão da difusão da temática nos últimos anos. Ainda quanto aos resultados, identificou-se os seguintes empecilhos à adesão: o comportamento dos motoristas (27%); a falta de infraestrutura (25%) e a violência urbana (17%) foram os mais citados. Considera-se que a análise por cluster, numa abordagem compreensiva, contribui para a elaboração de políticas públicas para a Mobilidade Urbana Sustentável que considere a segmentação dos usuários, de forma que se projete ações mais aderentes à cada perfil, ou maior sensibilização com amparo nos valores presentes em cada cluster.