ID: 46845
Autoria:
Taís Pasquotto Andreoli, Aline Crespo, Silvio Minciotti.
Fonte:
Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 11, n. 2, p. 1-19, Maio-Agosto, 2017. 19 página(s).
Palavras-chave:
Lavagem ecológica , Marketing verde , Pesquisa bibliográfica , Preocupação ambiental , Produção acadêmica
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
O objetivo do trabalho foi mapear e analisar a produção acadêmica em relação ao assunto greenwashing. Assim, foi desenvolvido um quadro teórico sobre marketing verde e lavagem ecológica. O método adotado foi uma pesquisa bibliométrica e uma análise crítica associada à análise crítica do conteúdo dos artigos encontrados, visando as publicações acadêmicas no termo greenwashing e outros correlatos, nos principais eventos da Administração de Empresas no Brasil (Semead, EnAnpad e EMA) E nas bases de dados científicas mais reconhecidas em todo o mundo (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell). Portanto, foi possível perceber que o assunto greenwashing, apesar de responder por uma produção recente e relevante, ainda não é muito estudado pela academia, especialmente em profundidade. Nesse sentido, dos 42 artigos identificados, foi analisado que apenas 17 realmente trabalham com o tema, e os outros apenas o mencionam ou trabalham de forma superficial ou como pano de fundo. Observou-se que o foco de análise desses 17 artigos se concentrou na investigação e identificação empírica de lavagem ecológica ou em possíveis aspectos que influenciam ou são influenciados por esta prática, como avaliação de mercado, papel da mídia e do governo e impacto no consumidor comportamento. Considerando isso, novos estudos abordam o assunto, principalmente a partir da perspectiva de como é possível minar ou combater esta prática em relação às organizações, destacando também a potencialidade dos impactos negativos resultantes tanto da sociedade como do todo e da Mercados organizacionais e de consumo.