ID: 10742
Autoria:
Anna Cecília Chaves Gomes, Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira, Anderson Luiz Resende Mol.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 20, n. 2, p. 183-199, Abril-Junho, 2013. 17 página(s).
Palavras-chave:
Administração Financeira , Atitudes , Ensino de Administração
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Dentre os conhecimentos necessários para a gestão, destaca-se um amplo
conhecimento financeiro.
Entretanto, o aluno do curso de Administração apresenta dificuldades na
aprendizagem de disciplinas
quantitativas como Finanças. Este trabalho objetivou estudar as
concepções e atitudes de alunos do curso de
graduação em Administração em relação à disciplina de Administração
Financeira a partir de uma escala de
atitudes que contempla a dimensão afetiva do indivíduo. Para tanto, um
questionário estruturado foi aplicado
a 937 alunos. A análise quantitativa dos dados foi realizada com o
auxílio do SPSS, por meio de estatística
descritiva,
análise de correlação de Pearson e de regressão. Os resultados mostraram
que a média da pontuação na
escala de atitude foi de 52,3, com desvio-padrão de 11,5. Comprovou-se
ainda que os alunos com atitude
mais positiva com relação à Administração Financeira são aqueles que têm
interesse pela área financeira e o
compromisso de estudar Finanças diariamente. Já os principais motivos de
os alunos possuírem atitudes
desfavoráveis com relação a Finanças estão ligados à autopercepção de
desempenho e de aprendizado,
despreparo para cursar disciplinas de Finanças e más experiências
passadas com disciplinas que envolvem
Finanças. Além disso, as atitudes possuem uma relação bidirecional com o
desempenho dos alunos, uma vez
em que ambas as variáveis possuem correlação positiva significativa, com
uma explicação de
aproximadamente 22,1% de uma em relação à outra. Conclui-se que é
importante observar atitudes para melhorar desempenhos na disciplina, e
que, para isso, diversos fatores devem ser analisados e
potencializados, a fim de transformar atitudes negativas em positivas.