ID: 26960
Autoria:
Liliana Vasconcellos Jacobsohn, Maria Tereza Leme Fleury, Maria Tereza Leme Fleury.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 12, n. 1, p. 69-80, Janeiro-Março, 2005. 12 página(s).
Palavras-chave:
e-learning , Educação a Distância , Fórum de Discussão , Interação Assíncrona
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Com o crescimento da Internet, novas possibilidades se apresentam para a utilização do e-learning, tendo-se em vista, principalmente, a flexibilidade de comunicação entre o professor e aluno. O objetivo deste estudo é analisar a contribuição do Fórum de discussão (ambiente de comunicação assíncrona através da Internet) para o aprendizado do aluno. A pesquisa empírica foi realizada com 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração, onde o Fórum foi utilizado como complemento das aulas presenciais. Os resultados indicaram que, na percepção dos alunos, houve contribuição do Fórum para o aprendizado. Dentre os aspectos que possivelmente influenciaram positivamente esse resultado estão a oportunidade de o aluno expor suas opiniões, que lhe possibilita uma maior participação, os bons comentários enviados e a leitura das mensagens. Por outro lado, os aspectos que pareceram limitar essa contribuição foram a superficialidade das discussões, o baixo nível de interação e a baixa participação dos professores e monitores.