ID: 30630
Autoria:
Daniel Ramos Nogueira, Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 20, n. 3, p. 329-345, Julho-Setembro, 2013. 17 página(s).
Palavras-chave:
Aluno , Avaliação , Computador , Contabilidade , Tecnologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Essa pesquisa objetiva verificar a percepção dos alunos do curso de graduação em Economia de uma universidade pública, que cursavam uma disciplina introdutória de Contabilidade, sobre utilizar computadores nas avaliações bimestrais. Assim, em vez dos tradicionais papel e caneta, as avaliações foram aplicadas de forma eletrônica, com apoio de um ambiente on-line e possibilidade de utilização de planilhas eletrônicas. Após a realização das duas provas bimestrais, foi solicitado que os alunos respondessem a um questionário adaptado da pesquisa de Apostolou et al (2009) sobre sua percepção com relação a vantagens e desvantagens da prova eletrônica em relação à prova tradicional. Foram pesquisadas duas turmas, totalizando 83 estudantes. Os resultados indicam que, em sua maioria (87%), os alunos são favoráveis à realização de provas eletrônicas. Alguns pontos destacaram-se sendo altamente positivos na realização das provas em computadores como a flexibilidade para a realização dos exercícios, feedback mais rápido dos resultados e eliminação da necessidade de vista de prova presencial. Como fator negativo os discentes indicaram a eliminação de questões discursivas (caso a prova contenha apenas questões objetivas). Como forma de identificar barreiras à adoção de provas eletrônicas, analisou-se mais detidamente o grupo de alunos que demonstrou uma percepção negativa, buscando-se indícios para explicar a não confiança nesse procedimento. Analisando as variáveis, os alunos que não confiam em provas computadorizadas têm a percepção de que elas: limitam o conteúdo, permitem que mais facilmente os alunos copiem uns dos outros (ou de outros materiais) as respostas (colar) e afetam negativamente a nota obtida.